sábado, 9 de julho de 2016

Homens não matam mulheres por "amor"

Título original: Men don't kill women out of 'love'
Autora: Meghan Murphy
Disponível em: http://goo.gl/qY2du2
Tradução: Laryssa Azevedo
Kelsey Annese, 21 e Colin Kingston, 24
Domingo de manhã, Colin Kingston apareceu na casa de sua ex namorada, com raiva e equipado com uma grande faca. Ele supostamente entrou por uma porta dos fundos* e subiu para o quarto de Kelsey Annese, de 21 anos, onde a encontrou com Matthew Hutchinson, 24. Ele e Annese namoraram por três anos até que ela terminou com ele e seguiu em frente. Ao encontrar Annese na cama com quem ele presumiu ser seu novo namorado, Kingston esfaqueou os dois, então ligou para seu pai, dizendo que havia matado sua namorada e que planejava também se matar. Quando a polícia chegou, os três estavam mortos.

Por que? Bem, de acordo com a mídia, ele estava de coração partido.

“Nós acreditamos que o senhor Kingston estava perturbado devido ao término, o que levou aos eventos de ontem,” como o Oficial Szczesniak contou aos repórteres em uma coletiva de imprensa. Dezenas de canais de mídia ficaram felizes em aceitar esse ângulo.

Uma manchete pergunta, “Um coração partido levou Colin Kingston a matar duas pessoas?” Outra apenas afirma, “Matthew Hutchinson, jogador de hockey de North Vancouver, encontrado morto no estado de Nova York,” deixando os leitores confusos sobre o porquê de a vítima mulher – o alvo primário da violência – foi tão facilmente apagada da história. “Um homem de 24 anos com raiva devido a um término recente esfaqueou fatalmente sua ex-namorada e outro estudante da SUNY-Geneseo antes de se matar,” reporta Heavy.

O que nós temos que acreditar, caso não tenha ficado claro, é que o “amor” fez com que esse homem matasse uma mulher. Essa é uma mensagem que ouvimos com tanta frequência que provavelmente parece razoável para muitos. Mas não é razoável. Homens não matam por “amor,” eles matam pelo desejo de controlar. “Se eu não posso ter você, ninguém mais pode,” é um refrão comum que ouvimos de homens abusivos. E, frequentemente, eles falam sério.

Todos os dias, três mulheres são mortas por seus parceiros ou ex-parceiros abusivos. É sabido que mulheres correm maior perigo ser feridas ou sofrer violência quando elas deixam ou tentam deixar seus abusadores. Nós deveríamos acreditar que esses homens estão matando suas ex-esposas ou namoradas porque eles estão “com o coração partido” ou “perturbados devido ao término?” Ou nós podemos dizer a verdade, e dizer que homens matam suas parceiras porque eles querem poder sobre essas mulheres – porque eles querem controle, porque eles acreditam que possuem suas esposas e namoradas?

Homens que matam parceiras tendem a ser possessivos, ciumentos e controladores – eles se sentem proprietários de “suas” mulheres. E quando essas mulheres escapam, seu último esforço para controle completo é assassinato. “Você não pode me deixar, você pertence a mim.” Eles preferem ver essas mulheres mortas a aceitar a rejeição ou a ideia de que mulheres são livres para fazer suas próprias escolhas sobre suas vidas.

Horas antes dos assassinatos, Kingston foi visto (sábado a noite) no distrito de bares de Geneseo. Ele tinha, conforme reportado, feito “comentários suicidas” para as pessoas.
A mídia e a polícia querem que acreditemos que esse foi um “crime passional,” mas aparecer com uma faca na casa de sua ex namorada, após sair ameaçando suicídio (algo que homens abusivos frequentemente fazem na tentativa de manipular suas parceiras para que fiquem ou voltem) não soa como um “crime passional” para mim. Soa como um homem mimado e possessivo procurou sua ex-namorada para puni-la pelo crime de ser livre – livre dele.

Quanto mais nós falamos sobre violência masculina contra mulheres como “passional” ou como algo incontrolável – ligado a amor ou dor de cotovelo, mais pretextos damos para coisas como abuso doméstico e privilégios masculinos. Existem muitas mulheres nesse mundo (homens também!) que tiveram seus corações partidos das formas mais horríveis e injustas possíveis... E mesmo assim, suas emoções não os levaram a matar. Esse tipo de violência é um crime de gênero e nós devemos nomeá-la como tal. Disfarçar a verdade irá nos levar apenas a mais violência – isso nós sabemos.

*EDIT: Inicialmente eu li reportagens que diziam que deixaram Kingston entrar, mas parece que ele, na verdade, entrou por uma porta dos fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário